2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Características que interferem na construção do enfermeiro-líder

Simone Coelho Amestoy, Maria Elizabeth Cestari, Maria Buss Thofehrn,
Viviane Marten Milbrath.

Pesquisa de abordagem qualitativa com dados coletados através da
técnica de grupo focal. Realizaram-se dois encontros, dos quais participaram
11 enfermeiras de um hospital de grande porte da região sul do Rio Grande
do Sul. Para tratamento dos dados optou-se pela análise de conteúdo,
assim, foi possível obter duas categorias: características que devem ser
cultivadas pelo enfermeiro-líder e características que devem ser melhoradas.
As participantes acreditavam que a liderança pode ser conquista
e aprimorada, ou seja, o líder pode ser construído, todavia, para que isso
aconteça, as enfermeiras precisam desenvolver algumas características
capazes de auxiliá-las a exercer uma liderança íntegra, coerente e ética.
Apresentação da primeira categoria, denominada: Características
que devem ser cultivadas pelo enfermeiro líder, destacando-se entre
elas: comunicação, conhecimento, responsabilidade, bom senso e
autoconhecimento.
Emergiram, ainda, no estudo, as Características que devem ser
melhoradas ou até mesmo evitadas pelo enfermeiro-líder em seu
ambiente de trabalho: negatividade, individualidade, autoridade e
permissividade, mau humor e desrespeito.
Na seqüência, apresentam-se alguns depoimentos das enfermeiras
sobre tais características.
Comunicação
“O líder deve saber se comunicar, ou seja, deve ser aberto ao diálogo, às críticas, às sugestões, tendo com
os seus liderados uma relação horizontal e dialógica, que busque a participação integral do grupo e não
meramente a imposição de uma idéia, um ponto de vista” (Brinco de princesa).
Conhecimento
“É importante dominar o conhecimento para transmiti-lo à equipe de enfermagem, principalmente quando
eles nos questionam. Através do domínio desse conhecimento pode-se obter autonomia e, por conseqüência
segurança” (Rosa).
“O enfermeiro tem que ter conhecimento da área que ele está atuando, para melhor orientar sua equipe”
(Violeta).
Responsabilidade
“Tem que ter responsabilidade tem que saber o que está acontecendo com os pacientes” (Jasmim).
O enfermeiro deve ter responsabilidade para manter a organização dentro do grupo (organização de
horários, atividades, tarefas e compromissos) (Violeta).
Bom senso
“O líder deve ter bom senso na execução e na forma de liderar, principalmente bom senso em avaliar qual é
a capacidade, as limitações, as qualidades, os pontos negativos e positivos da sua equipe” (Orquídea).
Autoconhecimento
“Considero o autoconhecimento como uma das características que o líder deve ter, porque primeiro o
enfermeiro precisa conhecer a si mesmo, tendo consciência de que é o líder que determina a trajetória de sua
equipe” (Hortência).
Negatividade
“Acho que o enfermeiro, enquanto líder deve ser o exemplo da equipe, assim, se ele for uma pessoa negativa,
ele vai influenciar para que as outras pessoas também se tornem negativas, e isso pode prejudicar o clima de
trabalho” (Rosa).
Individualidade
“Na enfermagem, o trabalho é realizado em equipe, mas para que esse trabalho possa fluir bem é preciso
que todos trabalhem com o mesmo objetivo, por esse motivo, acredito que a individualidade deve ser evitada
pelo enfermeiro e por sua equipe, pois só em conjunto pode-se chegar a um resultado satisfatório” (Rosa).
Autoridade e permissividade
“Deve-se evitar usar em demasia a autoridade que se tem, para impor algo” (Lírio).
“No início da profissão tu não sabes direito como atuar, se tu és boazinha e simpática que é taxada
como fraca sem liderança ou se tu és autoritária, por querer mudar coisas que são impostas há anos”
(Hortência).
Mau humor
“Acho que se deve evitar o mau humor, por isso eu tento chegar sempre de bom humor no setor, acho que
essa é uma característica essencial na enfermagem” (Lírio).
Desrespeito
“É preciso evitar a falta de respeito no ambiente de trabalho. Acredito que o respeito é conquistado através
das atitudes que o líder adota perante a equipe” (Margarida).
“Eu só acredito em uma liderança que se faz através do respeito, as pessoas te respeitam, elas não temem”
(Hortência).
Constatou-se uma similaridade importante entre as características
emergidas na coleta dos dados e as citadas na bibliografia. Alguns autores
apresentam como qualidades indispensáveis de um líder: comprometimento,
comunicação, competência, saber ouvir, responsabilidade, visão e talento para
estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis.
Para nós alunos da graduação de enfermagem, a leitura do artigo foi de
grande contribuição para nosso enriquecimento profissional, sendo que ambas
as idéias e diferentes abordagens trataram de modo claro e objetivo tanto as
características que devem ser cultivadas quanto as que devem ser evitadas,
além do conhecimento das características que interferem na construção do
enfermeiro-líder, também foi possível observar a reflexão e sensibilização das
enfermeiras quanto à importância da liderança para o trabalho da equipe de
enfermagem.
Mediante o exposto, sugere-se a inserção da educação permanente
no ambiente de trabalho, por tratar-se de uma estratégia que pode contribuir
para o aperfeiçoamento profissional em relação à temática abordada. Assim,
a educação permanente pode auxiliar no distanciamento desse modelo
institucional que aliena os profissionais e transforma o trabalho em uma
carga pesada e sofrida, substituindo-se por um local promotor de satisfação,
desenvolvimento e capacitação pessoal. Neste sentido, reforça-se a idéia de
que a educação permanente tem por objetivo qualificar e promover qualidade
de vida aos trabalhadores e, por conseguinte, oferecer uma assistência que
atenda às reais necessidades da população.

Postado por: Nursing 2010
Adriana; Ana Cristina; Cleunice; Juliana V; Mônica; Rogério

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