2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A construção de competências para o gerenciamento em enfermagem: a percepção dos alunos do sétimo e oitavo semestre

Competência é a capacidade da pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Na enfermagem, o termo competência refere-se à capacidade de reconhecer e agir sobre determinadas situações, nem sempre previstas, e envolve habilidades para desenvolver ações e atividades como planejamento, implementação e avaliação da assistência, requerendo experiência para fazê-lo com qualidade.
Compreendemos que para se realizar uma gerência de qualidade nos dias de hoje é preciso que além de conhecimento, se reconheçam as transformações, no plano econômico, político e tecnológico. Não é uma tarefa fácil e faz com que no campo da gerência de enfermagem vivencie uma crise profunda, que leva a busca de uma mudança de conceitos pré-estabelecidos.
No âmbito do trabalho, o termo competência é acrescido de noções de autoridade, capacitação e qualificação. Um profissional que recebe como incumbência desenvolver suas funções de trabalho deve demonstrar capacidades, e como resultado deve ser o objeto de um processo de capacitação e qualificação. Nesse contexto, toda atividade educacional deve favorecer o desenvolvimento das competências desses profissionais e suas equipes. Para que haja aprimoramento das habilidades pessoais e interpessoais, deve ser considerado um aumento da imagem positiva de si mesmo, a capacidade de trabalhar individualmente e em equipe, a liderança, a autoconfiança, a negociação e a resolução de conflitos. O educando (enfermeiro/equipe de enfermagem) deve se favorecido no que diz respeito a aprender que inclui aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer. Para Perrenoud, as diretrizes têm como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento.

Postado por: As Guerreiras
Airta
Ana
Dacilde
Deise
Heliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário