2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica

Autoras: Valéria Marli LeonelloI, Maria Amélia de Campos Oliveira

O artigo estudado teve como objetivo construir um perfil de competências para ação
educativa da enfermeira, a partir da perspectiva de todos os sujeitos envolvidos no processo
ensino-aprendizagem (docentes, estudantes, enfermeiras, gestores e usuários), o que
propiciou a construção de um perfil de competências mais próximo da realidade da prática
profissional da enfermeira em sua dimensão educativa e das necessidades dos usuários. Na
perspectiva adotada, desenvolver competências significa desenvolver diferentes atributos
(conhecimentos, habilidades e atitudes) que combinados podem configurar possibilidades
distintas de realizar com sucesso as atividades vinculadas a uma prática profissional. No
campo da saúde, especialmente no que se refere à formação profissional, os quatro pilares
da educação (conhecer, fazer, ser e conviver) permitem compreender que a construção de
competências implica articular diferentes saberes para construção de uma prática profissional
pautada não somente na aquisição e incorporação de conhecimentos e habilidades, mas
também em atitudes pessoais e relacionais que visam à construção de um projeto comum
para a transformação da realidade em saúde. Após a análise dos dados colhidos, as autoras
concluem que o trabalho resultou em dez competências para a ação educativa da enfermeira,
sendo elas, promover a integralidade do cuidado à saúde; articular teoria e prática; promover
o acolhimento e construir vínculos com os sujeitos assistidos; reconhecer-se e atuar como
agente de transformação da realidade em saúde; reconhecer e respeitar a autonomia
dos sujeitos em relação a sua vida; respeitar o saber de senso comum, reconhecendo a
incompletude do saber profissional; utilizar o diálogo como estratégia para a transformação
da realidade em saúde; operacionalizar técnicas pedagógicas que viabilizem o diálogo com
os sujeitos; instrumentalizar os sujeitos com informação adequada; e valorizar e exercitar a
intersetorialidade no cuidado à saúde. O mais interessante do trabalho desenvolvido, foi o
envolvimento de todos os participantes do processo, incluindo usuários, umas vez que os
cuidados de enfermagem são destinados a eles.

Grupo: GALERA DO FUTURO
- Alex Oliveira Teixeira
- Ana Caroline de Paiva Grupillo
- Denis Rodrigues de Souza
- Jefferson de Souza Cruz
- Lilian dos Santos Silva
- Paula Fernanda da Silva
- Vanessa Ferraz da Silva

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