2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - "Um olhar para as populações vulneráveis"

Caros Interessados,
 O Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas – GEAD – do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica - EEUSP promoverá o II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS "Um olhar para as populações vulneráveis", no dia 17/11 das 13h às 17h e no dia 18/11, das 8h às 17h30 no Centro de Convenções Rebouças.
 Coordenação:
 Prof. Dr. Divane de Vargas
 Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira
  Programação e maiores informações no site:
 http://www.ee.usp.br/eeusp/eventos.asp
  Serviço de Cultura e Extensão Universitária - Escola de Enfermagem da USP
 Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 - Cerqueira César
 São Paulo - SP
 Cep: 05403-000
 Tel/Fax: (11) 3061-7531
 E-mail: scex@usp.br
 www.ee.usp.br

Postado por: Juliana T. Vasconcelos

Currículo

Para ler a reportagem sobre CV no site da UOL Clique aqui

Tem um modelo de CV que a Profª mandou no e-mail da sala.

Postado por: Juliana T. Vasconcelos

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

Montar uma Avaliação com 4 critérios: 2 comportamentais e 2
conhecimento.

A) Enfermeira do berçário
Bem estar e domínio
Sensibilizar a equipe de enfermagem quanto à importância do
cuidado com RN e orientações para a mãe.
Conhecer a Anatomia e a Fisiologia da pele do RN de termo e do
prematuro;
Identificar os fatores de risco para lesões de pele;
Identificar precocemente as lesões de pele;
Conhecer as intervenções necessárias diante do risco e/ou das
lesões identificadas;
Conhecer as formas de avaliação de qualidade da assistência
prestada.
Sensibilizar a equipe de enfermagem quanto à importância da
manutenção da integridade da pele;
Reorganizar os padrões, critérios e condições institucionais
estabelecidos para a manutenção da integridade da pele do RN;

B) Enfermeira chefe
Desenvolver a capacidade de analisar criticamente os cuidados
prestados
Influenciar a equipe quanto a importância de um bom
relacionamento interpessoal
Elaborar políticas educacionais para a capacitação de pessoal
voltada para as necessidades pesquisadas nessa unidade
Rever os padrões e critérios estabelecidos para a assistência
de enfermagem;
Promover situações de reflexão que estimulem a equipe a
melhorar a qualidade da assistência prestada;

C) Auxiliar de maternidade
Aleitamento materno
Cuidados com RN
Patologias do RN e da Parturiente

Grupo: Nursing 2010
Adriana
Juliana
Monica
Cleonice
Ana Cristina
Rogerio

Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA:18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

ENFERMEIRA DO BERÇARIO
- Comportamento: Deve ser Detalhista e Perspicaz / Ter Estabilidade Emocional.
- Conhecimentos: Especialista em Neonatologia / Farmacologia

ENFERMEIRA CHEFE
- Comportamento: Visão Empreendedora / Flexibilidade
- Conhecimentos: Administração e gerenciamento / Comunicação

AUX. MATERNIDADE
- Comportamento: Perspicácia / Ter disciplina e ser confiável
- Conhecimentos: Farmacologia / Obstetrícia

Grupo: GALERA DO FUTURO
- Alex
- Ana Caroline
- Denis
- Jefferson
- Lilian
- Paula
- Vanessa

Postado por: Juliana T. Vasconcelos RA_18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

• Comportamentais: criatividade e paciência
• Conhecimento: medicamentos e técnica de aspiração
2. Enfermeira chefe:
• Comportamentais: flexibilidade e comprometimento
• Conhecimento: leis e conhecimento de todas as áreas do setor
3. Auxiliar de enfermagem da maternidade:
• Comportamentais: trabalho em equipe e habilidade
Conhecimento: orientação quanto amamentação e orientação do auto cuidado mãe/bebê.

Grupo:
Ana Cristina
Cristiane
Dalal
Elisabete
Eliane
Maria
Tânia

Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA:18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

1) Monte uma avaliação com:
• 04 critérios: 02 comportamentais
02 conhecimento
A) Enfermeira do berçário;
B) Enfermeira chefe;
C) Auxiliar da maternidade;

Respostas:
A.1) C. comportamentais
• equilíbrio emocional
• afinidade (criança), calma
A.2) C. conhecimento
• funcionamento R.N
• emergencial R.N
B.1) C. comportamentais
• liderança/flexibilidade
• postura
B.2) C. conhecimento
• gestão (adm./hospitalar)
• Unidade (diretrizes), equipe
C.1) C. comportamentais
• equilíbrio emocional
• empatia, familiar
C.2) C. conhecimento
• aleitamento
• humanização

Grupo:  “THE BEST FRIENDS”
BRUNA
AMANDA
DEBORA
JANETE

Postado por: Juliana T. Vasconcelos RA_18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

Montar em grupo uma avaliação com 4 critérios, sendo:
• 2 comportamentais
• 2 conhecimentos
A) – Enfermeira do bercário
B) – Enfermeira chefe
C) – Auxiliar de enfermagem

RESPOSTAS
A1 ) - Comportamental:
Equilibrio emocional.
Tomada de decisão.
A2 ) - Conhecimento:
Conhecimento técnico e científico do bercário.
Administrativo e gerencial.
B1 ) - Comportamental:
Assume papel ético.
Boa interatividade com a equipe.
B2 ) - Conhecimento:
Critérios para avaliação para que as metas sejam desenvolvidas e alcançadas.
Técnicas, métodos gerenciais e administrativos.
C1 ) - Comportamental:
Seguir critérios da ética profissional.
Produtividade e eficácia.
C2 ) - Conhecimento:
Habilidade (destreza) na maternidade, e competência no trabalho.
Atividade de educação contínua da qual foi estimulada pela instituição.

Grupo:
Débora
Edinete
Elizabete
Josimeire
Rosecleia
Vera

Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

Enfermeira do Berçário:
Comportamentais:Capacidade de liderança. Ser empática, comprometimento
Conhecimento: Capacidade de reconhecer a dor neonatal e intervenções,
Avaliar a assistência de enfermagem prestada aos recém-nascidos e lactentes
hospitalizados.
Enfermeira Chefe:
Comportamentais: Capacidade de detecta problemas e iniciativa para resolvê-
los; Capacidade de desenvolve uma relação de confiança,comunicativo
Conhecimento: Propiciar a qualidade do serviço de enfermagem prestado
atualmente.
Auxiliar de Enfermagem Maternidade:
Comportamentais: Comprometimento, Transmitir credibilidade e confinça.
Conhecimento: Realizar os cuidados específicos na Assistência de
enfermagem em alojamento conjunto, cuidados com RN. Puerpera.
Aleitamento Materno;Técnica de vacina,

Grupo: Francisca Cheila , Lucia, Veridiana

Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA:18688

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

Avaliação com 4 critérios para Equipe de Enfermagem do berçário:

1. Comportamental – Motivação das profissionais para estabelecer a comunicação da equipe de enfermagem com o recém-nascido e a família. A motivação constitui-se na força que mobiliza as profissionais para manifestarem ações específicas nas interações com a criança e sua família no cotidiano dos cuidados prestados.

2. Comportamental - A comunicação interpessoal é o componente-chave dos profissionais de enfermagem para gerarem apoio à família e torná-la sua parceira nos cuidados dispensados ao bebê, pois, dependendo do modo como estabelecem essas interações, é possível ajudá-la a entender a realidade que a envolve nesse novo momento do ciclo familiar.

3. Conhecimento – Técnico científico: identificar os níveis de desempenho; diagnosticar as necessidades de aperfeiçoamento.

4. Conhecimento – Administrativo: leis referentes à profissão,
gestão de conflitos, as necessidades da organização, as necessidades dos colaboradores para tomada de decisões.

Grupo: As Guerreiras
Airta
Ana
Dacilde
Deise
Heliane

Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA18688

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS - IV Curso de Ventilação Mecânica para Enfermeiros - 23.10.2010



Postado por: Juliana T. Vasconcelos_RA:18688

Descrição dos Indicadores

Conceitua-se indicador como uma unidade de medida de uma atividade,
com a qual se está relacionado, ou ainda, uma medida quantitativa que pode
ser empregada como um guia para monitorar e avaliar a assistência e as
atividades de um serviço.

1-Incidência de Queda de Paciente.
Definição: relação entre o número de quedas e o número de pacientes-dia,
multiplicado por 1000.
Observações:
Queda = situação na qual o paciente, não intencionalmente, vai ao chão ou a
algum plano mais baixo.
• O registro da queda será classificado de acordo com a faixa etária do
paciente. A faixa etária é um dos fatores de risco, porém não influencia no
registro de queda e nem na classificação da mesma. As implicações desse
registro para a prática da assistência incluem a realização de um protocolo
de avaliação de risco, podendo assim ser respaldado pela prescrição de
enfermagem;
• O registro da ocorrência deve ser feito imediatamente após a assistência
prestada ao paciente;
• Considerar no levantamento os fatores de risco: idade menor que 5 anos e/ou
maior que 65 anos; agitação/confusão; déficit sensitivo; distúrbios neurológicos;
em uso de sedativos ou pós-sedação; dificuldades de marcha.

2-Incidência de Úlcera por Pressão (UPP).
Definição: relação entre o número de casos novos de pacientes com úlcera
por pressão em um determinado período e o número de pessoas expostas ao
risco de adquirir úlcera por pressão no período, multiplicado por 100.
ÚLCERA DE PRESSÃO é uma área localizada de necrose celular que
tende a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido entre uma
proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de
tempo.

3-Incidência de Flebite
Definição: relação entre o número de casos de flebite no período e o número
de pacientes-dia com acesso venoso periférico, multiplicado por 100.
Flebite = presença de um processo inflamatório na parede da veia, em geral
associado a dor,eritema, endurecimento do vaso ou presença de cordão
fibroso.
Recomenda-se:
• Retirar o acesso imediatamente ao primeiro sinal ou queixa de dor;
• Preencher o formulário de notificação de flebite;
• Notificar o médico responsável se flebite com intensidade “3+”.
• Inspecionar o local e evolução dos sinais flogísticos a cada 6 horas;
• Realizar anotação de enfermagem relacionada ao local, se mantendo
salinizado ou com
soroterapia, descrevendo os sinais/sintomas e condutas;
• Realizar a prescrição de enfermagem;
• Coletar o dado independentemente da unidade onde foi realizada a punção
venosa.

Artigo Indicado: Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem

Referência.
CQH.Controledequalidadedoatendimentomédico-hospitalar.SãoPaulo:Atheneu;
2000.
http://www.cqh.org.br/files/
Manual%20de%20Indicadores%20NAGEH%20-%20V.FINAL.pdf

Grupo: Cheila, Veridiana, Tania

Postado Por: Juliana T. Vasconcelos RA: 18688

Elencar uma unidade do Hospital e criar ou indicar 3 indicadores de Qualidade

Pronto Socorro
1. Triagem: Conduzir o atendimento no sentido de descentralizar o fluxo.
Indicadores:
-Publico Alvo;
-Idade;
-Patologia;
-Tempo Gasto.
2. Atendimento: Levantamento das especialidades mais procurados.
3. Tempo de Espera: Para agilizar o atendimento, trazer subsídios para a
melhoria do setor.

Grupo: Ana Cristina, Cristiane, Dalal, Elisabete, Eliane, Maria, Tânia

Postado por: Juliana T. Vasconcelos