2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

domingo, 27 de março de 2011

Prorrogação do concurso de Itapecerica da Serra

O período de inscrição do concurso de Itapecerica da Serra para vaga de enfermeiro foi prorrogado até 30 de Março de 2011, a prova escrita será aplicada dia 17 de Abril de 2011.
                                             http://www.rboconcursos.com.br/
  • Valor da inscrição: R$50,00
  • Data limite:  30/03/2011
  • Vaga:   Enfermeiro
  • Prova escrita:  15 questões de português e 25 questões de conhecimentos específicos
Postado por: Andréia Herminia

terça-feira, 22 de março de 2011

Hospitalar 2011 - 24 A 27 de Maio

Horas complementares

Quem estiver interessado em fechar horas complementares, pode fechar as horas através de curso online de gerenciamento.

http://www5.fgv.br/fgvonline/default.aspx

TEA: Poder nas organizações - postagem Aline Mendes


Aline de Sá Mendes
Andréia Hermínia da Silva
Dalva Pereira Pacheco
Eliana Freire Sena
Fábia Gomes Alencar
Joyce Ribeiro Gonçalves

  Estrutura organizacional do serviço de enfermagem: reflexões sobre a influência do poder e da cultura organizacional
Este artigo aborda a influência dos valores culturais, crenças e relação de poder nas organizações de saúde. Salienta que estas organizações são moldadas pelas crenças e valores culturais de seus dirigentes ou fundadores que na prática gerencial usa o poder para expressar suas idéias, definir padrões de comportamento organizacional, divisão de trabalho, garantir hierarquia, estabelecer normas para atingir os objetivos organizacionais. Salienta que todo povo tem sua cultura própria e toda organização tem sua cultura. Friza a importância do gestor conhecer o ambiente organizacional para detectar e analisar os fatores contingenciais que interferem direta ou indiretamente no planejamento, execução, controle e avaliação das atividades.
Ressalta que o poder capacita o indivíduo a atingir metas. É o potencial que as pessoas têm para exercer influência sobre o comportamento de outras. É a capacidade de modificar, canalizar e persuadir outra pessoa a fazer algo que ela não faria necessariamente se não fosse influenciada nesse sentido. O poder tem raízes na prática cotidiana organizacional. Enquanto autoridade é sinônimo de um direito legitimado de comandar, representa o poder legal, institucionalizado é sempre imbuída de poder, mas o poder nem sempre está ligado à autoridade institucionalizada. Salienta que o poder nas organizações de saúde é compartilhado por vários núcleos de profissionais de diferentes culturas e crenças, o que reforça a necessidade de aprimoramento da comunicação e da capacidade de negociação entre os gerentes para atingir objetivos comuns. 
Fonte: Jericó et al. Estrutura organizacional do serviço de enfermagem: reflexões sobre a influência do poder e da cultura organizacional. Rev Esc Enferm USP.2008;42(3):569-77.


O Poder das Organizações
Para tudo que existe tem um tipo ou modo de organização. Ser uma pessoa desorganizada ou comandar uma equipe desorganizada, não impede que as metas sejam atingidas, mas até então o gasto de tempo, material e estresse pode ocorrer durante o processo de conclusão de uma atividade, sendo que isso pode ser evitado.
A organização tem um poder enorme sobre todos os aspectos, níveis sociais, esfera governamental etc. Já vimos à revolução da saúde que ocorreu devido a organizações sociais, governamental e populacional, presidentes foram depostos devido à organização do povo.
Na enfermagem a organização é fundamental, cabe ao enfermeiro ajudar a criar condições adequadas para a atenção integral de enfermagem, utilizar seu conhecimento, autoridade, liderança cabe a nós como futuros enfermeiros utilizar destas ferramentas para que possamos atingir nossas metas juntamente com toda equipe.
(Anderson Luiz , Daniele Calhau, Simone Nogueira).


O Poder da Enfermagem nas Instituições

O poder da Enfermagem na maioria das Instituições é limitado, onde o enfermeiro não tem total autonomia para prestar uma assistência de enfermagem ao seu paciente com ética e qualidade e por em prática todo seu conhecimento. Podemos citar que na maioria das Instituições os enfermeiros não conseguem exercer o seu potencial de poder porque se subestimam ou não reconhecem que o exercício de poder é importante e que a enfermagem deve lutar para exercer esse poder.
A frustração e desapontamento são vivenciados por muitos enfermeiros que no dia a dia não exercem o poder, pois como vão prestar uma assistência do cuidado com qualidade se a instituição não proporciona, como por exemplo: a falta de funcionários, falta de estrutura e falta de equipamentos, etc....
Para que esse quadro negativo possa mudar é necessário que o enfermeiro exerça o poder através do processo de gestão e qualidade da assistência.
Ètica e Poder estão ligados, pois não dá para exercer o poder sem ser ético.

Eliane Sousa Américo
Neide aparecida Mendes de Sousa
Priscila Pontes da Silva
Solange Souza Santiago
Ana Cristina dos Santos
Ana Cristina de Moreira Bezerra


O Poder nas Instituições

O poder nas instituições pode existir como uma normatização que deve ser seguida por todos os seus colaboradores, respeitando os cargos de hierarquia ocupado durante a gestão atual.
A empresa apresenta cargos que são exercidos por pessoas com visões e formas de atuação diferentes, porém com o objetivo comum em manter a ordem, a disciplina e as orientações pertinentes de cada empresa. A maneira pela qual é conduzido o poder que foi outorgado a cada indivíduo define a sua posição diante do cargo exercido. Existe uma diferença entre poder e autoridade e sua forma de atuação: Poder – Forma de atuação aonde o comandante exerce influências diretamente sobre os seus comandados, com o objetivo de melhoria e desenvolvimento do trabalho exercido. Autoridade: Forma de atuação aonde o comandante exerce ordem direta ao individuo designando a tarefa a ser desenvolvida independente da aceitação do colaborador.  
O entendimento deste conceito é de fundamental importância para o desenvolvimento das relações interpessoais; desta forma cria-se um vinculo de confiança entre todos da instituição, fazendo com que cada um exerça a sua função independente do cargo exercido.



Adriano Nunes Nogueira
Cleonice Nunes Ferreira
Elaine Rodrigues A. Costa
Fabiana Cardoso do Nascimento
Tatiane Souza da Cruz



O Poder Político nas Organizações
O poder é um fato nas organizações, ele não pode ser visto, mas seu efeito pode ser sentido. O poder é a capacidade para alcançar metas ou resultados desejados. Quando as pessoas se agregam  em grupos  o pode é exercido, as pessoas procuram criar  um nicho para a partir da exercer influencia e receber prêmios e avançar em suas carreiras. Portanto a política é um fato da vida nas organizações, as pessoas que ignoram esse fato da vida o fazem por sua conta em risco, pois organizações são formadas por pessoas e grupos com diferentes valores e metas.

Juan Santos M. e Silva
Marta Maria da Silva Oliveira
Mayara de Moraes Pastori
 Norma Sueli Alves E. Santo
 Rosilene Pereira de Sousa

Resenha Sobre Autoridade e Poder

                 Hoje o mundo está globalizado, a todo tempo há mudanças, novas pesquisas,novas forma de se impor e trabalhar diante de funcionários e com o  público, com isso  temos que ter um certo tipo de habilidade para saber lidar com vários tipos de situações e temos que saber separar o poder que nos foi dado, e  junto a responsabilidade, é muito complicado, tem que estar atento a tudo e a todos, sem falar que você, não consegue agradar à  todos, tanto na sua casa quanto no local de trabalho, que devido a todos se conhecerem,  cada um tem seu paradigma, seu modo de pensar e agir.
Temos também que saber separar Autoridade de Poder, chegamos a conclusão que          “Autoridade” é usar seu cargo de chefe para punir, falar mais que escutar, ignorar e humilhar as pessoas, colocando em primeiro lugar as regras da instituição, não sendo coerente, sendo duro severo e assim punindo com advertência e mandando embora, sem ter  parado para escutar os funcionários  o porque da insatisfação ou devido as regras da  instituição, com isso a maioria dos chefes  ganham  respeitos de alguns e inimigos em boa parte do pessoal que trabalham com ele, temos que ser mais humanos nas decisões e agir com cautela
              “Poder” é quando conquistamos e cativando as pessoas com gestos ou uma boa conversa, com inteligência, saber falar as coisas certas e na hora certa, com simpatia, saber ser simpático com todos a sua volta e saber resolver as coisas da melhor maneira possível, para não desagradar ninguém.

Marcelo Monteiro
Edmilson Soares
Wemerson Fernandes
Thiago Figueira
Maria Deilda Pimentel
Roberto Marques


AUTORIDADE E PODER NAS ORGANIZAÇÕES


A autoridade e o poder são muito importantes na atuação do Enfermeiro, mas precisam ser utilizados com sabedoria, a má utilização deles podem acarretar prejuízos para liderados e para quem lidera.
A autoridade é o poder oficial para agir e dirigir o trabalho dos outros, é fonte legítima de poder. E o poder capacita e incentiva o indivíduo a alcançar suas metas e capacidade de mudar atitudes e comportamentos individuais e de grupos.
Desde o início da humanidade o poder era normal para os homens, que liderava a família, tinha que levar o sustento da casa. Com passar do tempo as mulheres foram conquistando seu espaço, passando a liderar empresas e serem respeitadas também pela população masculina.
O Enfermeiro precisa aperfeiçoar seus conhecimentos constantemente e usar o poder e autoridade de maneira correta, usando vários critérios: ter uma tomada de decisão clara, segurança, prestação de contas, desejo de expressar a própria visão das coisas, ter mais pró atividade do que reatividade, ser flexível, aprender a elogiar, manter o senso de humor, fortalecer os outros, ter uma visão do todo e muita determinação.
Uma boa habilidade política gera credibilidade e favorece a integração da equipe, os funcionários trabalham com mais entusiasmo, união e respeito pelo enfermeiro.
O Enfermeiro precisa conhecer seus funcionários, saber em qual função eles tem mais habilidade e direcionar algumas tarefas que não são apenas do Enfermeiro, tarefas que os funcionários possam executar para que o Enfermeiro não seja tão sobrecarregado e mostra àquele funcionário que ele é importante no setor.
A equipe que é liderada com autoritarismo, pressão psicológica e rigidez, tem os funcionários desmotivados, que acabam por executarem suas funções sem a qualidade esperada e ainda possuem antipatia pelo líder, gerando desentendimentos e desligamento de funcionários e até mesmo do líder.
O Enfermeiro precisa conquistar a confiança e empatia dos seus funcionários para que se torne uma equipe sólida e produtiva.
    


Referências bibliográficas:
Kurcgant P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005



O poder das organizações algumas citações
O tema poder ao longo do tempo gerou sensações de desconforto, acontece porque muitas vezes ele tem sido associado a situações de intriga, de subjugação, de artimanhas políticas e outras situações pouco favoráveis (VARGAS, 1998).
Na literatura é visto que conceituar poder é tarefa difícil, Max Weber, em 1947, fala que poder é a probabilidade de uma pessoa exercer a sua vontade a despeito de qualquer resistência .
Mintzberg compara dois tipos de influenciadores na vida das organizações: os externos e os internos. Os indivíduos que não são empregados, mas usam os seus conhecimentos de influencia para tentar afetar o comportamento dos empregados são influenciadores externos, que formam a coalizão externa (VARGAS, 1998).
Os influenciadores internos são empregadores que possuem voz ativa, são pessoas encarregadas de tomar decisões e executar ações em base regular ou permanente, eles formam a coalizão interna (VARGAS, 1998).
O modelo renovado dos estágios do desenvolvimento organizacional de Mintzberg faz a sua sugestão que as organizações nascem como autocracias que enfrenta uma coalizão externa passiva, mas desenvolve um tipo bem diferente de coalizão interna. Todo poder está centrado no dirigente da organização, que controla pessoalmente (VARGAS, 1998)
Fonte: VARGAS, Miramar Ramos Maia. Configuração de poder nas organizações: o caso da Embrapa. Rev. adm. contemp.,  Curitiba,  v. 2,  n. 3, dez.  1998 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  01  mar.  2011.  doi: 10.1590/S1415-65551998000300006.

Cátia Maria da Silva
Cristiane Ap. Silva Nune
Eliane Trindade da Silva
Luciano Clemente Siboldi


Anapoleana da Rocha
Edna Abreu de S. Freitas
Jacqueline Soares Santos
Jessica Abranches



Distância entre autoridade e poder

Muitas pessoas que ocupam cargos de chefia se deparam com uma situação de difícil manejo, pois não basta ter autoridade, é preciso ter poder, ou seja, ter a certeza que suas ordens serão cumpridas.
O líder não precisa mostrar que tem autoridade, seu poder faz com que seus liderados o respeitem e cooperem com boa vontade, realizando todas as tarefas que ele solicita. Em troca, o líder sempre reconhece, agradece e prestigia a cada um de seus colaboradores enfatizando sobre a importância do trabalho em equipe.
É de extrema importância que se tenha claramente definido o significado de autoridade e poder e que haja um equilíbrio entre as duas. Sabendo-se quando, onde e como utilizá-las. Assim teremos um resultado positivo e sem falhas na interpretação e execução, que conduzida de outra forma  ocasionaria numa situação onde poderá gerar desorganização.


Poder nas Organizações
            Poder significa capacidades, metas alcançadas, mudanças de atitudes e comportamentos individuais e de grupos. Já autoridade, nos permite agir e dirigir o trabalho de outros, comandar é fonte legítima de poder.
            Com o poder poderemos ser vistos com bons ou maus olhos, pois ele pode ser temido ou adorado, isto vai de acordo com nossos princípios e valores, principalmente o respeito por nós mesmos e com nossa equipe. O poder também pode apresentar-se em várias formas, como por exemplo: Recompensa, punitivo, coercitivo, dentre outras.  Cabe a nós termos a sabedoria de desenvolver a autoridade e poder de maneira justa no ambiente de trabalho.
            Porém não quer dizer que quando estamos comandando, teremos nossas ordens acatadas e realizadas, pois aquele colaborador que é antigo na empresa, muitas vezes não vai acatar as ordens de um enfermeiro mais novo. Para se obter um bom resultado na equipe é necessário organizar o máximo o ambiente de trabalho e sua equipe. Porém não podemos ser “ Permissivos por demais” e temos que ter  a postura correta frente a nossa equipe.
            Temos que procurar ser justos e não usarmos nem dois pesos e nem duas medidas.
Donizete Barbosa
Maria Ildete
Regina Célia
Silvana Melo


Texto próprio



O Poder nas Organizações
Passada a 1º década do  3º milênio, é impressionante observar como as organizações estão se adequando aos novos desafios que o novo século nos apresenta, ainda vivemos em mix de novidade com o modelo antigo, em que as organizações utilizavam para coordenar e gerir suas equipes de trabalho, até bem pouco tempo o que imperava nas organizações era a idéia do "Poder absoluto' poder esse atrelado a autoritarismo, onde o lema era" Quem pode manda e obedece quem tem juízo." Hoje com o avanço doas novas tecnologias as organizações vêem realizando um êxodo organizacional, onde aos poucos a idéia de poder absoluto vai dando espaço ao poder participativo, ou seja, as organizações estão se abrindo as novidades do novo tempo e envolvendo toda sua equipe de trabalho nos seus níveis decisórios, a figura do " Todo Poderoso' vai dando espaço agora  a figura do "Gestor consultivo" ou seja, aquele que ao invés de ditar ordens de comando, agora consulta a sua equipe e valoriza a opinião de cada membro, gerando assim um ambiente de trabalho mais tranqüilo e eficiente, pois sua equipe se sente parte de todo o processo organizacional, e não meramente cumpridores de tarefa, onde se não cumprir serão punidos. Com o novo modelo de Poder consultivo as organizações podem alçar voou mais longe, pois permite que seus projetos possam atingir outras camadas de sua clientela, uma vez que todos os colaboradores são valorizados com suas observações, eles sentem mais prazer e realizam o que antes era realizado como um fardo agora como uma tarefa que gera prazer e satisfação.


 
Luis de Alencar
Daniel de Souza
Ana Paula Coelho de Freitas

Fabiana Andrade
Andreza Amaro
Alessandra Marina

quinta-feira, 10 de março de 2011

2011!!

Bem vindo ao blog da gestão da diciplina Gestão do cuidar II! Você e seu grupo irão construir este espaço através das atividades propostas e dos comentários sobre os assuntos discutidos neste espaço.
Para tanto, é necessário que você se registre para poder participar e acompanhar tudo o que será feiro por aqui! Ótimo semestre para todos!