2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Competências do Enfermeiro

Competências Gerenciais do Enfermeiro
Comunicação

Uma das competências gerenciais do Enfermeiro que é essencial para um bom relacionamento interpessoal é a comunicação.
Para o gerenciador é importante ter uma boa comunicação e estar sempre de bom humor, deixando para traz problemas pessoais do dia a dia. É necessário o autoconhecimento para ajudar nos desafios no ambiente de trabalho trazendo assim auto- estima não só pessoal como profissional.
O líder necessita manter uma boa comunicação, pois é através dela é que haverá um bom relacionamento interpessoal, a fim de juntos planejarem, estabelecerem metas, identificarem os problemas da unidade, e solucioná-los da melhor maneira possível, sendo que tudo isso só é possível através de uma boa comunicação. A comunicação constitui-se num elemento de suma importância no processo de liderar do enfermeiro, é a maneira como se dá a transmissão interferirá no resultado desejado.
A comunicação pode ser verbal e não-verbal, sendo que a não-verbal acaba também comprometendo a imagem do gestor através de gestos, postura e expressão facial.
Na enfermagem também é muito utilizado a comunicação verbal escrita se tornando muito importante nesse meio, pois é através dela que são realizados anotações a respeito do paciente no prontuário, onde toda a equipe multiprofissional terá acesso ao estado do paciente e outros dados importantes relacionados à sua internação.
O enfermeiro como gerenciador da unidade deve buscar cada vez mais conhecimento e informação para saber solucionar problemas e tirar dúvidas de sua equipe, o enfermeiro será sempre educador.
A equipe de enfermagem é a que mais fica ao lado do paciente na maior parte do tempo, o que acaba sendo também crucial a comunicação entre os profissionais e com o próprio paciente estabelecendo vínculos, tirando dúvidas e suas ansiedades.
Enfim, o ato de comunicação é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos enfermeiros junto à equipe e os pacientes atendidos nas instituições e para a transmissão de uma informação universal, além de exercer influência direta sobre os indivíduos.

Grupo Absolutas

Competência do Enfermeiro: Tomada de Decisão

O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividadade da força de trabalho, de medicamentos e de práticas. Devemos conhecer a instituição e sua missão, avaliar as reais necessidades dos usuários e realizar o trabalho pautado em um planejamento com detalhamento de informações tais como: idéias e forma de operacionalizá-las; recursos viáveis; definição dos envolvidos e dos passos a serem seguidos; criação de cronogramas de trabalho e envolvimento dos diversos níveis hierárquicos.
Exemplo I: Na unidade em que trabalhamos, estão acontecendo casos de infecções, e foi comprovado que é devido à falta do hábito de lavagem das mãos. O que nós enfermeiros faríamos na tomada de decisão deste problema?
Resposta: Convocaríamos os profissionais para uma conscientização sobre a importância da técnica, treinaríamos a equipe e colocaríamos lembretes em cada pia e torneira para ressaltar e lembrá-los da técnica, pois além de assegurar e preservar a vida do paciente será também uma maneira do profissional se proteger e preservar também pela sua própria saúde.
Exemplo II: Trabalhamos no setor de Pronto-Socorro e devido à correria e a quantidade de medicamentos via EV, observamos que á alguns funcionários que não puncionam o paciente com luvas, e alega que é mais rápido e mais fácil de sentir a veia. O que faríamos na tomada de decisão?
Resposta: Convocaríamos os funcionários que estão procedendo deste modo, além de fornecer treinamento sobre a importância dos EPI’s, conscientizaríamos os mesmos que eles correm um grande risco de se contaminarem e para tentar solucionar o problema deixaríamos as caixas de luvas mais próximos do local da punção com a finalidade de evitar que o profissional não perca tempo em buscar em outro setor o seu material, e também visando à agilidade no atendimento.

Conclusão
Concluímos que a tomada de decisão do enfermeiro na unidade faz toda a diferença para um bom atendimento com qualidade e humanização aos pacientes e ter competência o bastante para percepção e visão ampla do que não condiz com o correto.
Adriano Nunes Nogueira
Cleonice Nunes Ferreira
Elaine Rodrigues V. da Costa
Fabiana Cardoso do Nascimento
Tatiane Lula Cavalcante
Tatiane Souza da Cruz


Competência Gerencial: Liderança


Liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de motivá-las para assim conseguir alcançar um objetivo em grupo. É uma transição interpessoal onde uma pessoa age de forma a modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional exercendo assim sua influência.
A maioria das pessoas, em algum momento, acaba exercendo a liderança, como parte de suas atitudes no cotidiano este estilo de suporte dos seus propósitos.
A verdadeira liderança não é algo que possa ser aprendido, somente pode ser aprimorado quando o individuo já tem a habilidade para isso. Lideres podem ser treinados para tornarem-se melhores, mas já nascem com a habilidade de liderar.
Para se exercer liderança uma pessoa deve apresentar uma visão criativa que influência outras pessoas, ter habilidade para construir relações estratégicas para assim alcançar suas metas, ser mestre na resolução de problemas e superação de obstáculos e ter capacidade e a coragem de assumir riscos, ter novas idéias e abordagens.
A liderança pode ser classificada por estilos e tipos de liderança. Em estilo encontramos estilo de liderança autocrático (o líder fixa diretrizes sem qualquer participação do grupo); democrática (as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo estimulado pelo líder) e liberal (onde há liberdade total para as decisões grupais e individuais, e minimiza a participação do líder).
Nos tipos de liderança, temos a liderança centrada na tarefa e preocupação coma execução de tarefas e seus resultados e a liderança centrada nas pessoas; preocupa em manter uma equipe de trabalho atuante dentro de maior participação nas decisões, há mais ênfase as pessoas que ao trabalho.
A escolha por essa competência se deu por estar com todas as perspectivas de qualidade de atendimento, contudo o trabalho está em sintonia de todos os contribuintes da equipe, sendo que o líder vai captar as qualidades e aplicá-las.
Liderança é parte fundamental, é um importante papel a ser desempenhado, pois é através do líder que depende a organização e desempenho de todas as atividades que deverão ser realizados em equipe.

Edmea Aparecida de Jesus
Maria Josá da Paixão
Maria Lucivania da Silva Leite
Regiane Isabel Ferreira
Rosa Maria de Souza Flora


Competências do enfermeiro - Comunicação

A comunicação é uma das principais competências do enfermeiro, por isso iremos relatar como ela deve ser utilizada, mediante ao profissional e ao cliente.
Existem muitas formas de comunicação, a verbal, não verbal, a de gestos, outras línguas e as tecnologias, que estão cada vez mais presentes em nossas vidas para facilitar tanto na comunicação quanto na organização de uma unidade que está sobre responsabilidade do enfermeiro.
Nós somos responsáveis pela comunicação entre os profissionais de uma equipe e entre os clientes, por isso devemos ser uma pessoa decidida, coerente e firme nas informações prestadas: é importante que tenhamos confiabilidade referente as informações que a nós são confiadas.
É com a comunicação que o enfermeiro lidera uma equipe e lida com vários problemas, pois devemos saber interpretar a necessidade de cada pessoa, independente do motivo, pois nós devemos ser sempre imparciais e nunca beneficiar ninguém ser por qual motivo for. E também ter boa dicção para dar exemplo e ser interpretado como desejamos.
Devemos estar sempre bem acessíveis para que cada vez mais as pessoas possam tirar suas dúvidas conosco, pois somos capacitados durante o período da faculdade a sermos educadores, independente da área em que desejamos atuar.
Como enfermeiros educadores devemos nos comunicar para ensinar, mesmo quando não somos professores “oficiais”, mas porque qualquer informação que nós possamos prestar ao próximo é um método de ensino e comunicação que estamos utilizando e aprimorando cada vez mais.
Desta forma podemos verificar a importância do autoconhecimento e de estar sempre se atualizando para ser cada vez mais objetivo nas informações prestadas, isso além de ser um beneficio para as pessoas que prestamos assistência é um beneficio principalmente para nós que estamos cada dia que passa mais capacitados e realizados com o reconhecimento através da nossa dedicação em fazer um trabalho bem feito.
Em uma passagem de plantão o enfermeiro relata que o cliente do leito 5, está com muitas dores e é alérgico a medicamentos que contenham dipirona, em sua prescrição medica esta prescrito dipirona em caso de dor. Assim o enfermeiro com a informação que lhe foi passada pode intervir e ir até o medico pedindo a ele a troca do medicamento para fazer a administração no cliente lhe proporcionando uma eficácia.
Desta forma podemos analisar o quanto é importante a comunicação na área da saúde, pois uma atitude tão simples pode salvar vidas. Assim desejemos que nós enfermeiros mantenhamos sempre uma excelente comunicação para um cuidar cada vez melhor.

Juan Santos Moreira e Silva
Marta Maria da Silva Oliveira
Mayara de Morais Pastori
Norma Sueli Alves E. Santo
Rosilene Pereira de Sousa


Bom Humor
Competência Interpessoal
Dimensão Comportamental (saber conviver)



Na equipe de enfermagem, o enfermeiro deve valorizar o relacionamento interpessoal, que é um dos fatores que influenciam o desempenho no grupo. No ambiente organizacional, a equipe vivencia a necessidade de trocas de informações sobre o trabalho, para isso o líder deve possuir características como: ser simpático capacidade de comunicação, capacidade de ouvir, responsabilidade, visão de trabalhar em equipe, coerência, bom humor, ética, flexibilidade, liderança, e talento para estabelecer relacionamentos interpessoais.
No contexto atual a liderança constitui-se como o instrumento essencial no processo de trabalho da enfermagem, por facilitar a realização das ações gerenciais, preparando-a para o enfrentamento de dificuldades que possam advir no ambiente profissional entre elas questões relacionadas em grupo e o estabelecimento de relações interpessoais. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade respeitando as diferenças e a particularidade de cada um, com isso é possível conquistar o apoio da equipe e fazer um bom trabalho. É da responsabilidade também do enfermeiro de administrar os conflitos existentes entre as pessoas da equipe, e fazer com que o clima interno seja agradável, permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação da equipe. O bom funcionamento da organização depende do líder o mau humor ocasiona o isolamento da pessoa, individualismo da equipe, impedindo que o grupo interage no mesmo objetivo a ser conquistado.
As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com treinamento e atividade grupais, procurando valorizar a integração e focar a importância de um excelente relacionamento com os membros da equipe. Os funcionários também são em partes responsável para a construção de um ambiente agradável depende de suas condutas e atitudes para acabar com os problemas .
Para manter um clima saudável é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe promovendo relações amigáveis e fazendo que cada um faça sua parte pois se todos não estiverem dispostos a contribuir não iremos chegar a lugar algum.



Francisca Evaldiana
Francisca Ivandira
Fabiana Rosa Paiva
Danielle Ariane
Maria A. Aparecida
Ellen Akiko M. Ferreira



Competências Gerenciais do Enfermeiro - Liderança


As pessoas precisam ter o ânimo constantemente estimulado, para evitar a acomodação. A liderança é justamente essa característica que faz alguém reunir pessoas e conduzi-las para a efetivação de um objetivo.
O líder tem interesse em seu pessoal, ele conhece seu pessoal como indivíduos, e ele respeitam o que é importante para eles. Ele sabe que o mesmo incentivo não funciona para todos e assim ele não tenta impor isto para todos.
 As pessoas sentem que estão contribuindo com a organização e respeitam seu gerente fazendo um trabalho bem feito. Ele inspira sua equipe a fazer o melhor.
O líder tem uma visão do futuro e do objetivo a ser construído, trabalha em equipe na construção da organização, é criativo, tem compromisso ético, assumi incertezas e conflitos, sabe ouvir e comunicar-se.
As exigências do momento necessitam de gerentes que seja capaz de atuar como líder porque as organizações precisam muito mais de liderança que concentrem suas forças nas habilidades e potenciais das pessoas do que gerentes que se apóiam em regras, normas e procedimentos.
A liderança nos torna mais flexíveis, permitindo que nos adaptemos a novos ambientes e estimula as pessoas a assumirem responsabilidades, tomarem iniciativas e a se superarem. Portanto os lideres demonstra as pessoas seu comprometimento, esclarece as regras e as responsabilidades do grupo, encoraja as pessoas a participar das decisões, conduz o grupo a uma construção de objetivos comuns causando impacto na organização onde lidera.

Anapoleana da Rocha
Edna Abreu S. Freitas
Jacqueline Soares Santos
Jessica Abranches



Habilidade de Ação: Liderança e Trabalho em Equipe

Liderança é o processo de conduzir um grupo transformando-o em equipe para alcançar resultados. Ser líder é ser quem guia, quem toma à frente, quem inspira e tem habilidade de motivar e influenciar pessoas sempre de forma ética é positiva.
Os verdadeiros líderes se desenvolvem com o passar do tempo através de seus erros e acertos vivenciados durante a nossa vida e trajetória como enfermeiros.
O trabalho em equipe e a liderança devem caminhar juntos para se obter bons resultados, o líder motiva um grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa satisfatoriamente
O ato de trabalhar em equipe possibilita troca de conhecimento e experiências trazendo agilidade no cumprimento de metas e objetivos.
Por fim, um ENFERMEIRO LÍDER deve promover a união em sua equipe em prol de um único objetivo, pois o trabalho em equipe é um aprendizado continuo é mútuo tanto para o líder como para os liderados pois no final das contas todos saem ganhando a instituição,a equipe é os clientes.

Referências Bibliográficas
SANTOS, Iraci dos; CASTRO, Carolina Bittencourt. Estilos e dimensões da liderança: iniciativa e investigação no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 17,  n. 4, dez.  2008 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  27  mar.  2011.  doi: 10.1590/S0104-07072008000400015.
SILVA, Iêda Zilmara de Queiroz Jorge da; TRAD, Leny A. Bomfim. O trabalho em equipe no PSF: investigando a articulação técnica e a interação entre os profissionais. Interface (Botucatu),  Botucatu,  v. 9,  n. 16, fev.  2005 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  27  mar.  2011.  doi: 10.1590/S1414-32832005000100003.


Aline de Sá Mendes
Andréia Hermínia da Silva
Dalva Pereira Pacheco
Eliana Freire Sena
Fábia Gomes Alencar
Joyce Ribeiro Gonçalves



COMPETÊNCIAS DA ENFERMAGEM

Saber Conviver
Relacionar-se com sujeitos e grupos de diferentes condições socioeconômicas;
Reconhecer o outro;
Dialogar com os parceiros de trabalho;
Reconhecer e respeitar a autonomia dos usuários.
Estes fatores podem contribuir para ampliar o leque de intervenções de enfermagem sobre o processo saúde-doença-cuidado.

Auto Motivação
Ao que diz respeito à enfermagem sobre auto motivação é preciso gostar do que faz, o bom relacionamento multiprofissional, a possibilidade de crescimento profissional, o poder de resolutividade atrelado ao compromisso com a população, as condições de trabalho, autonomia, valorização, condições e ambiente de trabalho, carga horária, estabilidade, material de trabalho, localização geográfica, Remuneração adequada para sobrevivência e qualidade de vida.
Eliane Sousa Américo
Neide aparecida Mendes de Sousa
Priscila Pontes da Silva
Solange Souza Santiago
Ana Cristina dos Santos
Ana Cristina de Moreira Bezerra 


COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO
Saber ser

Ética
É saber respeitar a hierarquia, delegar e abordar os colegas de trabalho com respeito. Saber respeitar os pacientes acima de qualquer situação, saber o que é correto e o incorreto. Ter um bom funcionamento social com valores históricos e culturais na sociedade, mantendo um bom equilíbrio e envolvimento social.
Com a ética podemos alcançar grandes transformações e trazer novas esperanças para a humanidade.
Um profissional ético deve está atento as políticas da empresa como missão, valores, visão conquistando a confiança dos membros da diretoria e os demais funcionários.
A empresa contém um profissional ético tem maior probabilidade de tomar decisões corretas, crescendo cada dia mais. Ser ético é agir de maneira correta, sem prejudicar os outros, consciente de suas atitudes, cumprir valores da sociedade em que vive, estudam e trabalham, ser integro honesto em qualquer situação, ser flexível e humilde. Estabelecer regras para garantir um bom funcionamento na empresa, saber ouvir e saber delegar tarefas, saber o momento certo de brincar e falar sério.
Seja consciente de suas atitudes e mantenha sua postura profissional.

Cátia Maria da Silva
Cristiane Ap. Silva Nunes
Eliane Trindade da Silva
Luciano Clemente Siboldi



 HABILIDADE DE AÇÃO (SABER FAZER)

CRIATIVIDADE

A criatividade é um recurso humano natural. Todo ser humano é criativo, alguns mais e outros menos, depende sobre tudo de condições de educação e socialização, possibilitando um maior ou menor desenvolvimento do potencial criativo.
Criatividade é ter idéias novas para melhoria no trabalho, com essa competência podemos ser capazes de mobilizar, articular, colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades.
Uma organização que motiva os seus colaboradores estimula a participação e criatividade dos mesmos, ex: ambiente físico e materiais adequados, boa interação comunicativa, aceitar desafios e tarefas criativas, ter uma remuneração adequada, treinamento, recompensas como forma de estímulos a idéias inovadoras, bem como ter liberdade e autonomia.
Em relação ao grupo, acreditamos que o trabalho em equipe estimula a criatividade de todos e permite que haja crescimento não só institucional, mas também pessoal.


Donizete Barbosa
Maria Ildete
Regina Célia
Roberta Souza
Silvana Melo


Competência do Enfermeiro


Dentro das diversas competências atribuídas aos profissionais de saúde e em especial aos enfermeiros, nós acreditamos que a mais importante é:

Liderança; partindo do principio de que somos pessoas inacabadas, seres em constante transformação, acreditamos que não nascemos lideres prontos, mas que alguns de nós já nascemos com um espírito de líder e, aos poucos vai se aprimorando, ao passo em que outros vão aprendendo a ser.
Pensamos que a liderança é a competência mais importante para ação gerencial do enfermeiro, pois, acreditamos que um bom líder vai poder exercer com liberdade todas as outras competências, sem ser um ser extremamente autoritário, pois, quem exerce verdadeira liderança utilizará um exercício muito importante, “FALAR e ESCUTAR”, o líder fala aos seus liderados, mas também os escuta, assim diante de sua equipe desenvolverá trabalhos que não serão sacrificantes para a sua equipe, pois, antes de qualquer coisa ele visa o bem estar de sua equipe e sua clientela. Trabalhar com outras pessoas pressupõe reconhecimento e valorização da dignidade da pessoa humana, e só quem vive a verdadeira liderança é capaz de perceber isto.

Ana Paula Freitas
Alessandra
Andresa
Daniel
Fabiana
Luis Alencar



Competência Comunicacional

A competência comunicacional constitui uma habilidade fundamental a ser adquirida pelo enfermeiro em sua pratica gerencial. O processo de comunicação está, necessariamente, no vivenciar do cotidiano profissional e pessoal, ocorrendo através da emissão e recepção de informação,  compreensão das mensagens verbal e não-verbal.
O líder em Enfermagem utiliza-se desta competência no planejamento de  suas metas assistenciais e gerenciais, fornecimento de informações ao cliente, familiares, equipe, solução de problemas, interação com a equipe e outros  profissionais de saúde.
A comunicação eficaz  tem o poder influenciar um grupo de pessoas  e gerar mudanças de comportamento com o intuito de criar condições que possam facilitar o processo de trabalho, sendo capaz de eliminar barreiras impostas à comunicação.
A palavra comunicar vem do latim communicare que significa:  “pôr em comum,compartilhar,unir.” Quando investimos com afetividade no desenvolvimento da competência comunicativa na pratica gerencial em enfermagem, podemos ter consciência de nossas  ações  interpessoais e  maior aceitação das diferenças do outro. Promovendo uma atuação com maior clareza, objetividade e  autoconhecimento.
Resultando em relações profissionais mais significativas que podem ampliar caminhos, conquistando uma gestão verdadeiramente transformadora.

Elisangela Ferreira de Araujo
Elainy Cristina de Oliveira
Thamillis Dias Lima
Vera Lucia Bezerra
Tatiane da Mota Mascarenha
Clayton Carlos Gonçalves

Postado por: Luciana Lima