2011/ Primeiro semestre

Ano novo, vida nova! Bem vindos ao blog da Gestão da turma 8a Enfermagem UniItalo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Práticas de saúde em Enfermagem e Comunicação: Um estudo de revisão da literatura

O artigo estudado teve como objetivo de  apresentar a comunicação no  sentido de melhor auxiliar o entendimento das práticas de saúde, comunicaçãofunção vital, por meio da qual indivíduos e organização se relacionam uns com os outros, bem como o meio ambiente e com as próprias partes do seu próprio grupo, influenciando-se mutuamente e transformando fatos em informação”.
             As práticas comunicacionais ganham materialidade a partir de modelos que expressam ideologias explicando os modos como as organizações e as pessoas se comunicam. É dentro deste contexto que se insere o desafio do enfermeiro no PSF em relação às suas práticas, que são também práticas comunicacionais.
               Neste artigo foi realizado um estudo de revisão bibliografica, no período de  de janeiro de 1994 a dezembro de 2004, onde os Uniternos  - Programa Saúde da Família“enfermagem” e “comunicação” - foram levantados em base de dados e bibliotecas da área da saúde
Entretanto, nos artigos que tratam da prática cotidiana da equipe do PSF, encontramos investigações otimistas referentes à quebra do paradigma unilinear, mostrando profissionais de enfermagem que buscam algum membro da equipe para troca de informações visando o esclarecimento de dúvidas se até mesmo a interação pelo diálogo.
               A comunicação é um recurso para o sucesso da liderança exercida pelo enfermeiro, pois permite a esse profissional o desempenho de suas ações através de inter-relações com o cliente, a instituição, a equipe médica e o pessoal da enfermagem, buscando a melhoria da qualidade da assistência prestada. Cane ao enfermeiro saber se comunicar com a equipe e saber utilizar a comunicação como instrumento de liderança.

Postado por:
DanielaSouza
Alessandra Ferreira
Vanessa Santos
Wilza Calais
Eliade Alves
Michele Asevedo
Rosangela Apª. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário